TÍTULO: VANTAGENS DE IMPLEMENTAR UMA TECNOLOGIA DE CONTROLE DE ACESSO EM CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS
O uso de tecnologias vem mudando cada vez mais a vida das pessoas (para o bem ou para o mal), e algumas delas se tornaram fundamentais nos dias de hoje. Uma delas é a tecnologia de controle de acesso para portarias de condomínios empresariais. Os prédios comerciais passaram a investir em novas tecnologias para evitar roubos e furtos de equipamentos, dados sensíveis, entre outros objetos importantes de empresas. Na cidade de São Paulo, que é uma metrópole com muitas construções verticais, tornou-se comum que criminosos criassem formas criativas de adentrar em condomínios, principalmente usando identidades falsas e inventando histórias para dar golpes nos seguranças. Normalmente essas abordagens são realizadas visando entrar pelo portão da frente do condomínio, para evitar suspeitas. Nessa realidade, empresas de segurança têm adotado estratégias que podem ajudar síndicos, proprietários e todo o corpo diretivo dos condomínios. O controle de acesso é um dos sistemas que mais tem dado resultado e que tem afastado criminosos. Mas, é preciso tomar certos cuidados e implementar cada estratégia de forma correta. Para entender a importância do controle de acesso, saiba um pouco mais das vantagens que esse sistema traz. A primeira delas está no auxílio a mitigar riscos de segurança. Com ele há restrição de entrada de pedestres e de veículos não autorizados. Isso ocorre pois cada proprietário e funcionário possui um controle específico e individual, que abre o portão de pedestre ou o portão de veículo. O cadastro dos usuários em cartões, chaves digitais ou mesmo por biometria é relativamente fácil e pode ser organizado pelo síndico e conselho/consultores administrativos do condomínio. Além do cadastro, que habilita a entrada dos funcionários, a administração do condomínio pode atribuir regras específicas para o acesso de cada um, criando níveis de acesso a espaços mais importantes.
O CUSTO DA TECNOLOGIA DE CONTROLE DE ACESSO
A vantagem de optar por um sistema tecnológico é econômica, pois adotando softwares e equipamentos não é mais necessário ter uma equipe grande de seguranças, evitando gastos com funcionários e erros humanos. Praticamente todos os condomínios optam por ter uma equipe de porteiros e seguranças, mas sem a tecnologia de controle de acesso, essa equipe teria de ser maior. Com isso, câmeras infravermelhas, catracas, forma de acesso mais rígido, cercas elétricas e outras formas de evitar qualquer roubo, furto ou crime dentro das mediações internas da edificação, se tornaram equipamentos fundamentais. Há diferentes tipos de controle de acesso, como biometria ou chave digital, mas a mais comum ainda é o cartão digital que colhe informações como: nome, RG e nível de acesso. As informações ficam cadastradas no sistema interno do prédio, via computador ou mesmo aplicativo de celular. A médio e longo prazo, é possível economizar até mesmo em energia, pois o sistema pode estar interligado com o de iluminação ou em casos de emergência, como incêndios.
O Controle de acesso para portarias de condomínios empresariais cresceu?
Principalmente em grandes cidades, o controle de acesso tem sido cada vez mais implementado nos edifícios verticais. As empresas possuem bens materiais importantes e que precisam estar seguros. São equipamentos, como computadores, TVs, notebooks, até documentos como contratos de clientes e informações sensíveis. Atualmente, a biometria tem sido um controle de acesso para portarias de condomínios empresariais mais seguro, pois a dificuldade de falsificação é bem maior. Mas há outros métodos e ferramentas eficazes.