COMO É O CONTROLE DE ACESSO COM CATRACAS PARA CONDOMÍNIOS EMPRESARIAIS
Ambientes empresariais, como zonas específicas da cidade para as pessoas fazerem negócios, compras e abrirem uma empresa, tendem a ser locais em que a segurança é o primeiro cuidado a tomar. Ninguém quer ter prejuízos por roubos, furtos ou sequestros. Com isso, os prédios verticais passaram a instalar catracas para condomínios empresariais. As catracas passaram a ser equipamentos essenciais em condomínios empresariais por estarem bem na porta de entrada do prédio. Com ela, qualquer usuário tem de se identificar e estar devidamente cadastrado para passar e tomar o elevador, por exemplo. Por isso que, em conjunto com as catracas, há uma equipe de porteiros que são capacitados para atender os visitantes e funcionários.
FUNCIONAMENTO DA IDENTIFICAÇÃO DE VISITANTES
Se uma pessoa está no prédio para realizar uma visita, reunião, ou mesmo para uma entrevista de emprego, ela terá os dados necessários da empresa, como andar, sala e qual o responsável que precisa contatar. Os atendentes então cadastram o visitante, registrando o nome completo, RG e o nível de acesso permitido. Essas informações são adicionadas em um cartão de acesso, que é entregue ao visitante para passar na catraca de entrada do edifício. Há catracas que são do tipo mecânico, em que não há necessidade de um cartão, porém não é muito utilizada nos dias de hoje nesses tipos de empreendimentos. Há casos em que a entrada pelas catracas se dá pela identificação por biometria, mas esse acesso é mais voltado aos funcionários e proprietários de salas comerciais. Uma catraca pode receber um cartão e também ter acesso por biometria, então os visitantes acabam ficando com os cartões, por ser um nível de acesso mais controlado e mais baixo.
Vantagens das catracas para condomínios empresariais
Além da segurança que as catracas trazem, mitigando o acesso de pessoas não autorizadas, as catracas também trazem um controle melhor se for um prédio com alta rotatividade de funcionários, visitantes e condôminos. As catracas podem ser ótimas ajudantes para identificar que pessoa entrou e em qual horário. Nessa circunstância, é claro que os porteiros não vão conseguir lembrar de todos os funcionários e visitantes, e nem ser capazes de reconhecer alguém que entrou indevidamente. Por isso a catraca é uma ótima forma de registrar a entrada, ainda mais se tiver um projeto de câmeras voltados para o local em que as catracas ficam. Existem muitos modelos de catracas, desde a eletrônica, até a mecânica e também a especial, voltada para deficientes especiais. É possível escolher o modelo e tamanho que for mais ideal para o empreendimento. É comum que todos os empreendimentos tenham ao menos uma catraca para deficientes, pois é por lei que os espaços tenham acessibilidade correta. Há, inclusive, um manual municipal em São Paulo especificando detalhadamente as diretrizes que esses empreendimentos devem ter para deficientes, incluindo o modelo de catracas, rampas e elevadores adaptados a quem utiliza cadeira de roda, ou mesmo é cego e precisa apertar os botões no elevador, entre outras adaptações essenciais. É fundamental que os responsáveis pelo empreendimento pesquise e converse com especialistas da segurança, para implementar o melhor método de controle de acesso.