GESTÃO DE SEGURANÇA COM USO DE CATRACAS COM TAG RFID

Os condomínios comerciais e residenciais estão criando formas cada vez mais desenvolvidas de segurança. Com o crescimento da criminalidade e assaltos em condomínios residenciais, síndicos e todo o corpo diretivo condominial passou a se concentrar em medidas mais eficientes de segurança. Uma medida que certamente ajuda o empreendimento é a instalação de catracas com Tag RFID.


MAS O QUE É ESSA TECNOLOGIA?

Atualmente, qualquer sistema de controle de acesso eletrônico é realizado pelo sistema de Tag RFID. É uma tecnologia que utiliza o sistema de radares, que foi extremamente empregada na Segunda Guerra Mundial, para receber sinais e notificações de aviões inimigos de guerra. Essa tecnologia foi modernizada e hoje é empregada em vários setores, como a veterinária, medicina, comércios, indústrias etc. Isso também foi adaptado para o setor da segurança, na utilização de sistemas de controle de acesso. Uma catraca eletrônica possui um sistema de antena, que consegue ler e entender sinais de Rádio Frequência (RF). Esses sinais são inseridos em dispositivos diversos, como cartões de acesso, chaves magnéticas ou outro objeto que pode receber uma etiqueta Tag RFID. A utilização dessa etiqueta e a antena que recebe sinais, um programa de sistemas da informação tem a capacidade de criar um software interno em que a leitura da etiqueta pode ser transformada em informações digitais. Em síntese, a descoberta de sinais de RF permitiu a criação de equipamentos inteligentes para notificar e identificar diversos objetos. De forma prática, significa que um visitante, quando se identifica na recepção e recebe um cartão, seus dados são cadastrados no sistema e repassados para esse cartão, que são lidos pela catraca e entendidos pelo sistema. Por isso é possível determinar quem entrou e em qual horário passou pela catraca.

A segurança melhorou com a tecnologia de catracas com Tag RFID?

Antes da utilização de um sistema da informação com a utilização da Tag RFID, as catracas eram mecânicas, ou seja, manuais. Isso significa que o controle de acesso era feito por uma pessoa, que anotava o nome e as informações específicas da norma de segurança do usuário em um caderno de papel. Nada era muito automatizado, senão a usabilidade de uma tecla que liberava o movimento da catraca, deixando o usuário passar. O sistema com Tag RFID trouxe um avanço substancial, pois com ele foi possível planejar e integrar todos os subsistemas, inclusive iluminação e cronogramas de segurança. Além disso foi possível detectar, via dados, horários com mais movimentos e visualizar os locais em que era possível melhorar. A tecnologia é extremamente importante, mas os profissionais devem se atualizar de todos os novos equipamentos e seus devidos funcionamentos. As normas de segurança são importantíssimas para que os funcionários saibam se comportar em casos de emergência, assim como auxiliam a educar os moradores e funcionários a seguirem. Essas atualizações fizeram com que o gestor do condomínio dominasse melhor as áreas de segurança e todas as outras do condomínio, integrando todas elas. As ações com tecnologia melhoraram não apenas a gestão da segurança, mas o sentimento de tranquilidade e conforto de funcionários, moradores e condôminos no geral.

Entre em contato